Encontro Histórico: Assembleia conjunta – AMALPA e AMVER

0
255

No dia 1º de dezembro, na cidade de Tiradentes, aconteceu a primeira reunião conjunta entre duas associações a AMALPA (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba) e a AMVER (Associação dos Municípios das Vertentes). Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Presidente da AMVER e Prefeito de Ritápolis Higino Zacarias, o Prefeito de Tiradentes José Antônio, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Presidente da Câmara de Tiradentes Marcos Antônio, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Dinis Pinheiro, o Secretário Adjunto do Estado de Turismo Gustavo Arrais, o Diretor-Técnico do SEBRAE-MG Anderson Cabido, os Professores da UFMG Nilson Nunes e Marcelo Porto, o Consultor de Consórcio Público Leandro Rico.

O Secretário Executivo da AMALPA deu início a reunião, convidando as apresentações culturais da cidade de Tiradentes, que foram: Números do Congado de Nossa Senhora do Rosário, apresentação no violino pelo assessor cultural Henrique e apresentação musical (voz e violão) da dupla Ricardo e Rodrigo.

O Presidente da AMALPA e Prefeito Mário Marcus, deu início a sua palavra falando as dificuldades políticas e econômicas que o país vem enfrentando e dando ênfase que o caminho mais fácil para solucionar os mesmos, seria através do associativismo buscando fortalecimento nas duas associações, que juntas poderão conseguir engrandecer cada vez mais os municípios – “A Assembleia foi proposta para discutirmos problemas políticos e encontrar soluções de forma conjunta entre nós prefeitos”.

O Presidente da AMVER e Prefeito Higino Zacarias, iniciou sua palavra com grande satisfação por esse dia histórico entre as associações e propondo que essa assembleia conjunta aconteça com mais frequência, pelo menos três vezes ao ano, para que os municípios e prefeitos fiquem mais unidos, troquem ideias e experiências, resolvam problemas juntos e reivindiquem e cobrem os mesmos. Como por exemplo, o repasse da saúde e a arrecadação de impostos do turismo.

O Prefeito de Tiradentes José Antônio, iniciou dizendo da enorme alegria e honra de estar sediando essa 1º Assembleia Conjunta e sugerindo outras reuniões em sua cidade. Falou sobre a importância das associações, que um município sozinho não é nada, as duas associações juntas formam um fortalecimento cada vez maior – “Precisamos aliar Minas Gerais perante o Brasil”.

O Deputado Glaycon Franco, falou com emoção da oportunidade de unir e aproximar as cidades de todo território (Alto Paraopeba e Vertentes). E aproveitou para abordar sobre o Caminho de São Thiago, que foi um projeto dele com apoio do Secretário Gustavo Arrais, para mostrar mais os territórios, abranger mais o turismo. O Alto Paraopeba e as Vertentes precisa funcionar e crescer cada vez mais, as regiões precisam se unir e tomar medidas parar mudar e principalmente melhorar os municípios, solucionar a crise da saúde e dos empregos.

O Secretário Gustavo Arrais sugeriu que os prefeitos ficassem mais atentos para o turismo, já que a tecnologia está acabando com os empregos. Com o turismo é possível gerar empregos com barraquinhas de artesanato, hotéis, etc. O município deve saber montar o seu cartão de visita, mostrar para os visitantes qual a satisfação que ele encontra naquela cidade, todas as cidades de Minas Gerais tem potencial, basta saber utilizá-los.

O Diretor Técnico Anderson Cabido iniciou com a seguinte frase: “O SEBRAE-MG é a principal instituição de apoio ao desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros.” O Sebrae tem como objetivo atender as solicitações dos prefeitos e municípios,  fazendo com que eles priorizem a riqueza já existente, fazer com que renda mais, aproveitar a vasta população.

O Consultor de Consórcio Leandro Rico, falou sobre os programas consorciados oferecidos como por exemplo o Castra Móvel (Castração para cães e gatos), Inspeção Sanitária, etc. Iniciou a implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), onde trás economias para o município.

O Professor da UFMG Nilson Nunes, passou um vídeo com o Projeto da SEDU onde explica como implantar um sistema (Transcolar Rural), disponibilizando para as prefeituras sem ônus. Passou a palavra para o Professor da UFMG Marcelo Porto, onde explicou melhor sobre o Sistema de Informação Geográfica que seria escolher as melhores rotas levando em consideração o aluno, o veículo, o município e a localização da residência e escolas. O Sistema Transcolar Rural poderá ser Estadual, Municipal ou compartilhado.

O ex-Presidente da Assembleia Dinis Pinheiro, iniciou dizendo que para melhorar o país é fundamental reduzir a corrupção, promover a igualdade social, investir na infraestrutura e ensinar para as crianças desde cedo o empreendedorismo. É fundamental investir em inovação e tecnologia e principalmente, aprender mais sobre patriotismo e amor ao próximo.

E a reunião foi finalizada com a fala de Guido, que é Artista Plástico, que faz parte do consulado da Itália dando assessoria para comércio, cultura e turismo.

A próxima reunião será em janeiro, com data a definir, na sede da AMALPA para a eleição da diretoria.

Estiveram presentes os Prefeitos da AMALPA de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Congonhas José de Freitas Cordeiro, de Senhora de Oliveira Ricardo Silvino representado por seu Vice José Aureliano, de Ouro Branco Hélio Campos, de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro, de Casa Grande Luiz Otávio, de Queluzito Célio Pereira representado pelo Presidente da Câmara Sebastião Melo, de Entre Rios de Minas José Walter e de Capela Nova Adelmo Moreira.

Os Prefeitos da AMVER de Barroso Reinaldo Aparecida, de Coronel Xavier Chaves Fúvio Olímpio, de Prados Lester Resende, de Itutinga Fabiano Ribeiro, de Resende Costa Aurélio Suenes, de São João Del Rei Nivaldo José, de São Thiago Enilson Silva e de Nazareno José Heitor.

Os Vice Prefeitos da AMALPA de Ouro Branco Celso Roberto, de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio, de Capela Nova Otacílio, de São Brás do Suaçuí Paulo Luciano e de Casa Grande Reinaldo Alimateia.

O Vice Prefeito da AMVER de Nazareno Vicente.

Os Presidentes de Câmara da AMALPA de Conselheiro Lafaiete Sandro José representado por João Paulo e de Entre Rios de Minas Franklin William.

Os Presidentes de Câmara da AMVER de São Thiago José Cardoso, de Itutinga Noab Ávila e de Barroso Baldonedo Napoleão.

As Primeiras Damas de Conselheiro Lafaiete Misângela Dutra e de Casa Grande Mônica.

Os Vereadores da AMALPA de Capela Nova Reginaldo Santana, de Queluzito Jadir Lúcio, Neusa Rodrigues e Sebastião Astrogildo, e de Ouro Branco Reinaldo Nolasco e Carlos Roberto.

COMPARTILHAR