231ª Assembleia Ordinária da AMALPA em Conselheiro Lafaiete

No dia 28/07, foi realizada a reunião da AMALPA na Fazenda Paraopeba situada na cidade de Conselheiro Lafaiete, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito anfitrião Mário Marcus, o Vice-Prefeito também anfitrião Dr. Marco Antônio, o Presidente da Câmara de Conselheiro Lafaiete Sandro José, o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete Glauco Peregrino, o Secretário Adjunto da Cultura do Governo de Minas Gerais João Miguel, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Governo de Minas Gerais Pedro Leão, Chefe de Gabinete Douglas Henriques, representando o Deputado Glaycon Franco e o Diretor Institucional da Ferrous Cristiano Parreras.

Antes de dar início a Assembleia, o Secretário Executivo da AMALPA Vicente Faria, apresentou o Hino Nacional juntamente com o hasteamento das bandeiras, logo após a Fazenda Paraopeba foi oficialmente entregue ao município, onde foi colocada a Placa com os seguintes dizeres: “Restauro Fazenda Paraopeba – Construída em duas etapas, a primeira no século XVIII, referente à ala térrea e a segunda no século XIX, correspondente ao sobrado. A Fazenda Paraopeba, pertenceu ao Inconfidente Alvarenga Peixoto. Em 2015/2016, passou por obras de restauração que proporcionaram o resgate da sua integridade física e tipológica. Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Ferrous Mineração, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete – Apoio IEPHA e Governo de Minas Gerais”.

O Dr. Mário Marcus iniciou a reunião falando sobre a história da Fazenda Paraopeba, ressaltando que ela pertenceu ao Inconfidente Alvarenga Peixoto, discorreu sobre o procedimento de restauração e agradeceu a todos os envolvidos presentes, incluindo o IEPHA que deu um importante auxílio. “A cada reunião sentimos a presença maior de todos os prefeitos e demais autoridades, isso só fortalece mais a AMALPA e toda a nossa região”.

O Deputado Estadual Glaycon Franco, que sempre se faz presente nas reuniões, mandou uma carta justificando sua ausência, enaltecendo que as portas de seu gabinete estariam sempre abertas e que seu Chefe de Gabinete, Douglas Henriques, o representaria.

O Dr. Glauco Peregrino iniciou sua fala, mostrando enorme satisfação depois de muitos anis conseguir entregar a Fazenda para a cidade de Conselheiro Lafaiete e toda a região, que foi feito um resgate da cultura e patrimônio histórico, agradeceu a todos os prefeitos de mandatos anteriores que contribuíram de alguma forma para que a obra acontecesse, além do SOREAR, Ministério Público, Municípios, IEPHA e Ferrous Mineração, que analisaram os projetos e contribuíram na restauração. Deixou um recado para o empresariado, para que estude a viabilidade econômica dos imóveis, para que juntos, possam dar vida a imóveis históricos abandonados e que a população passe a usufruir destes.

O Diretor da Ferrous Cristiano Parreras, antes de inciar sua palestra presenteou os convidados com um livro “Carta Arqueológica de Congonhas”, onde continha os trabalhos culturais realizadas por eles. Preparou um vídeo com todas as fotos da Fazenda, antes da obra, durante e depois de finalizada, explicando cada parte do imóvel e tudo que eles fizeram para manter viva a cultura daquele lugar.

O Secretário Adjunto João Miguel, parabenizou as parcerias para que conseguissem entregar a história ao município de Conselheiro Lafaiete, e reafirmou que a cultura é a maneira certa de governar, são com obras e projetos culturais que todos conseguirão resgatar o povo. “O tesouro daqui, é a história, devem se apropriar disso para restaurar o sentido de pátria, nação e povo, todas as cidades devem se aproveitar disso”.

O Subsecretário Pedro Leão, que foi representando o Wadson Ribeiro, falou de todas as riquezas que tem nas cidades, ressaltou a importância dos patrimônios históricos. A pauta principal hoje é o desenvolvimento e deve-se manter a cultura viva. Apresentou um projeto para transformar o campo das vertentes no Polo Nacional de Artesanato, além de dar devido conhecimento para os equinos como animais culturais que representam Queluz de Minas, Conselheiro Lafaiete.

O Diretor da Ferrous, entregou oficialmente a Fazenda e entregou um livro contendo a Caracterização Ambiental Regional, Patrimônio Cultural, Contextualização Histórica, Caracterização Arqueológica e Plano de Manejo.

O Prefeito Mário Marcus, anunciou que a próxima reunião será na cidade de Senhora de Oliveira à convite do Prefeito Ricardo Silvino.

Estiveram presentes também, o Prefeito de Capela Nova Adelmo Rezende, Prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro, o Prefeito de Itaverava José Flaviano, Prefeito de Jeceaba Fábio Vasconcelos acompanhado de seu vice José Donizete, Prefeito de Moeda Leonardo Augusto acompanhado de seu vice Divino Pedro, Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos acompanhado de seu vice Celso Roberto, Prefeito de Queluzito Célio Pereira, Prefeito de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro acompanhado de seu vice Paulo Luciano, Prefeito de Santana dos Montes Antônio Alves, Prefeito de Senhora de Oliveira Ricardo Silvino, Prefeito de Caranaíba Marcos Bellavinha, Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter e Prefeito de Cristiano Otoni José Élcio acompanhado de seu vice, Márcio José. Além do Vice-prefeito de Piranga Carlos Teixeira. Os Presidentes de Câmara presentes foram Frankin William de Entre Rios de Minas, Sebastião Melo de Queluzito, Roberto Monteiro de Jeceaba, o Vereador Reinaldo Nolasco representando o Geraldo Pedro de Ouro Branco e Lucas Santos representando Adivar Geraldo, de Congonhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *