243º Assembleia Ordinária da Amalpa em Congonhas

No dia 27/09, foi realizado no município de Congonhas à 243º Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito anfitrião José de Freitas Cordeiro, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Secretário de Meio Ambiente de Congonhas Neilor Aarão, o Empresário Elias Fernando Raid, o Gerente do Campus da UNA Alan Jhones Lima Almeida e a Estudante de Biomedicina da FASAR Elaine Aparecida Coelho.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes deu início à reunião convidando a cantora Carmem Célia e o tecladista Adriano Mara para cantar o Hino Nacional e o Hino Municipal de Congonhas.

O Deputado Estadual Glaycon Franco tratou sobre a importância das pautas da reunião que seriam discutidas: “A AMALPA trás temas de relevância para a população, sobre o cuidado com a saúde dos agricultores explicando sobre a questão dos agrotóxicos e suas doenças, o investimento na questão da iluminação pública buscando inovar com sistemas tecnológicos mais avançados e o licenciamento ambiental, onde existe hoje uma dificuldade dos empresários em empreender por falta deste, sendo muito importante isso ser passado para a população, para terem o devido conhecimento de todo o processo facilitando para as empresas de pequeno porte”.

A estudante de Biomedicina Elaine Coelho, explicou sobre o uso de agrotóxicos e as consequências advindas deste, uma vez que afeta diretamente os pequenos produtores que trabalham com agricultura familiar, que muitas das vezes não tomam as providências e cuidados necessários para proteger a sua saúde e de sua família. Uma pesquisa realizada recentemente apontou que apenas 10% a 20% dos casos de câncer são responsabilizados por genética, sendo que o restante é por fatores ambientais, entre eles a utilização destes agrotóxicos. Foi proposto pela estudante, a criação de palestras de conscientização, onde ensinariam os produtores a se cuidarem, como por exemplo: onde guardar a embalagem do produto e onde descartarem as mesmas; como utilizar o produto de maneira segura, sem ficar exposto.

O empresário Fernando Elias Raid apresentando a empresa AALOK especializada em Projetos de Eficiência Energética, com o objetivo de gerar economia e resultados a fim de gerar um sistema energético sustentável, equilibrado e eficiente para a iluminação pública e industrial com tecnologia LED. Possui certificado LM-80/TM-21 acima de 100.000 horas, inovadora estrutura auto limpante da qual não deixa acumular sujeiras, emissão de luz sem desperdícios, gerenciamento térmico controlado e estabilidade operacional.

O Secretário de Meio Ambiente Neilor Aarão tratou sobre o licenciamento ambiental municipal, explicando como os municípios deverão agir no processo da atribuição da licença e suas demais normas e procedimentos legais, os principais atos autorizativos e sobre a NIA – Núcleo de Inteligência Ambiental (análise, deliberação e outorga e acompanhamento).

Além disso, os Prefeitos lembraram a população a respeito do Cadastro Biométrico que atualmente estão passando pelo processo de recadastramento biométrico obrigatório, sendo que quem não o fizer no prazo terá o título cancelado e os limites serão encerrados em datas diversas: 10 de outubro, 29 de novembro e 17 de dezembro de 2019. E o Vice-prefeito de Conselheiro Lafaiete, também médico, Dr. Marco Antônio falou sobre o sarampo, onde infelizmente os índices de vacinação estão muito baixos, é necessário que a população esteja alerta, procure os postos mais próximos para vacinarem visto que atualmente está tendo epidemia de sarampo na nossa região.

Estiveram presentes os Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Casa Grande Luiz Otávio, de Moeda Leonardo Moura, de Ouro Branco Hélio Campos, de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Cristiano Otoni José Élcio representado por seu vice Márcio José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *