248ª Assembleia Ordinária da AMALPA em Ouro Branco

No dia 26/11, foi realizado no município de Ouro Branco à 248ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza, o Prefeito anfitrião Hélio Márcio Campos acompanhado de seu Vice-Prefeito Celso Roberto Vaz, o Vice Governador de Minas Gerais Paulo Brant, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Deputado Estadual Thiago Cota, o Comandante da 73ª Cia da Polícia Militar de Congonhas representando o comando do 31º BPM Major Brandão, o Delegado Regional da Polícia Civil Maurício Carrapatoso, o Promotor de Justiça de Ouro Branco Pedro Henrique Côrrea e o Subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais Douglas Cabido.

O Presidente da AMALPA Cláudio Antônio de Souza deu início à assembleia frisando a importância das reuniões da associação, se colocando a disposição para sempre contribuir com o desenvolvimento econômico e social de toda região, que só é possível através do associativismo com a união dos prefeitos.

O Prefeito anfitrião Hélio Campos agradeceu a presença de todos e explanou sobre o excelente serviço prestado por todas as autoridades presentes: “Hoje nós temos aqui autoridades que estão fazendo um excelente trabalho, sempre buscando o bem comum da população, colocando sempre em primeiro lugar o cidadão, conciliando a saúde, emprego e desenvolvimento regional.”

O Promotor de Justiça Pedro Henrique tratou sobre a importância dos temas a serem abordados nessa reunião, visto que o objetivo comum é o crescimento regional, reunindo várias autoridades para atender da melhor maneira possível os munícipes. Além disso, colocou o Ministério Público a disposição.

O Comandante Major Brandão falou sobre a segurança regional que é de suma importância, onde a polícia militar busca sempre proteger o cidadão e contribuir com o desenvolvimento.

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus demonstrou bastante satisfação em participar de mais uma reunião, onde a AMALPA mostra a importância do associativismo com o apoio de todos os prefeitos, deputados, empresários, tornando a região do Alto Paraopeba mais forte. Sugeriu a realização de um planejamento estratégico já feito em Conselheiro Lafaiete, promovendo a economia com várias áreas em comum. Além disso, comunicou que as obras do Hospital Regional estão previstas para Abril/2022, o que irá gerar empregos e melhorias. Reafirmou o compromisso com todos os prefeitos, consolidando um gesto de união.

O Prefeito de Boa Esperança Hideraldo Silva, na oportunidade representando o Presidente da AMM Julvan Lacerda, ressaltou a importância da união para batalhar em causas em comum, buscando sempre soluções com o objetivo de crescimento com a causa municipalista.

O Deputado Estadual Thiago Cotta, que também é Presidente da Comissão de Desenvolvimento, demonstrou bastante satisfação não só com os temas abordados, mas também com a feira de empreendedorismo realizada em Ouro Branco durante essa semana: “Temos que nos preparar para a situação pós Covid-19, a inflação só está crescendo e o empreendedor gera uma grande contribuição à gestão pública. É necessário levantar a bandeira e defender aquele que gera emprego, escutando e respeitando opiniões divergentes, para juntos encontrarmos a melhor solução para a renda e o desenvolvimento”.

O Deputado Estadual Glaycon Franco deu inicio a sua fala parabenizando a feira e agradecendo ao Vice-Governador pela vontade de solucionar e atender as demandas da região. Frisou a importância da Polícia Militar de Minas Gerais que é referencia no Brasil e no mundo, sendo que a região é considerada uma das mais seguras: “Eu tenho muito orgulho de ter sido Vereador da minha cidade antes de me tornar Deputado, pois assim eu pude conhecer de perto as demandas da população e hoje eu posso buscar o desenvolvimento econômico e social. Temos que trabalhar unidos para o bem comum, porque a demanda é única, melhorias nas estradas, na saúde, entre outras, com nossa união consolidada vamos buscar sempre solucionar ou amenizar a falta de renda”.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes agradeceu a presença de todos e ressaltou os serviços prestados pela AMALPA em trabalho conjunto com o Presidente Cláudio Antônio que busca uma associação mais moderna, atendendo sempre as demandas com êxito.

O Vice-Governador de Minas Gerais Paulo Brant parabenizou o porte do evento que trata de temas importantes: associativismo, cooperação e desenvolvimento: “A população deve sempre cobrar qual o projeto dos governantes para o desenvolvimento, qual o planejamento, visto que é o que gera tudo, o desenvolvimento que fomenta a economia. O nosso governo pode ajudar com a desburocratização, facilitando da melhor maneira possível e a população deve usar da criatividade, oportunidade e tecnologia para o crescimento”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco Neylor Aarão apresentou o Projeto Descomplica Ouro Branco e em conjunto com o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico Douglas Cabido assinaram o decreto de Liberdade Econômica, baseada na Lei Estadual nº 23.959/2021, que estabelece os princípios aplicáveis aos atos públicos de liberação de atividade econômica – como licença, registro, outorga e alvará – e também as exigências feitas como condição prévia para o exercício de uma atividade.

Além disso, a assembleia contou com duas palestras de suma importância, onde foram apresentadas soluções tecnológicas para os cidadãos e comerciantes. O Guilherme Peconick apresentou o Central do Cidadão onde sugeriu a criação de um canal para informações, onde os cidadãos teriam acesso a informações rápidas unindo o físico e o digital, incluindo e direcionando melhor as ações das prefeituras. E os sócios Diego Gama e Renato de Oliveira da empresa Dr. Hosting Brasil, apresentaram os desafios e oportunidades para o novo mercado online, sugerindo a criação do Comércio Paraopeba tendo treinamento especializado com atendimento qualificado para os comerciantes, com tecnologia e preparo, unindo em um só lugar o comércio regional.

Estiveram presentes os Prefeitos de Boa Esperança Hideraldo Henrique Silva, de Casa Grande Luiz Otávio, de Cipotânea Roberto Henriques, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Entre Rios de Minas José Walter, de Lamim João Odeon, de Queluzito Danilo Albuquerque, de Rio Espera Juliano Benício, de Santana dos Montes Avanilson Alves de Oliveira representado pelo seu Vice Aloisio Viana da Silva, de São Brás do Suaçuí Geraldino Pacheco e de Senhora de Oliveira José Aureliano.

Esteve presente o Vice-Prefeito de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio.

Estiveram presentes os Vereadores de Conselheiro Lafaiete Damires Rinarlly, João Paulo Fernandes e Pedro Américo, de Ouro Branco Imar Vieira, José Heleno, Nilma Aparecida, José Irenildo e Warley Higino, de Queluzito Alonso Carlos, Edson Amaro, Gelvani Ramalho, Jadir Lúcio, Neusa Rodrigues e Luciano Amaro e de São Brás do Suaçuí Carlos Roberto Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.