AMALPA e Deputado Glaycon Franco em reunião com IMA

O Secretário Executivo Vicente Faria esteve na cidade Administrativa, acompanhado pelo Deputado Estadual Glaycon Franco, pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Vinícius de Carvalho e pelo secretário Municipal de Governo de Conselheiro Lafaiete, Dylan Franco, que representou o prefeito Mário Marcus. Reuniram-se com  o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, Marcílio de Sousa Magalhães.

Durante a reunião, discutiu-se a implantação do Sistema Estadual de Inspeção de Minas Gerais – SISEI-MG nos municípios do Território das Vertentes.

O sistema permite a autorização, pelo IMA, para que os estabelecimentos nele registrados, mesmo passando apenas pela inspeção regional, comercializem seus produtos em outros municípios dentro do Estado. Sem o sistema, o produtor que passa pela inspeção municipal somente pode comercializar seu produto no território do município que inspecionou. Ainda está previsto fomentar a economia das regiões mineiras através da implantação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal,  para a produção, manutenção e comercialização de alimentos de origem animal. Os produtos contemplados com a ação fiscalizadora são: carne, leite, pescado, mel, cera de abelha, ovo e seus derivados, além de outros em estudo para integrarem o rol acima. Marcílio esclareceu que o SISEI é um sistema eficiente de inspeção para os municípios, pois pode contribuir, ainda, para produtos de origem vegetal, análise de processos e rotulagem.

O Secretário Executivo, juntamente com o Deputado convidou o IMA, por meio de seu Diretor-Geral, para participar de uma reunião da AMALPA para, na presença de prefeitos e vereadores, detalhar as informações sobre os trabalhos do SISEI, esclarecendo sobre as vantagens de aliar o sistema aos consócios de municípios e fomentar o serviço de inspeção nos municípios que ainda não o implantaram.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *