Assembleia Conjunta: AMALPA, ECOTRES, CODAP e CISAP no município de Itabirito

No dia 01/09, aconteceu a Assembleia Extraordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba no município de Itabirito e contou com a participação do ECOTRES – Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, CODAP – Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba e CISAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, o Prefeito anfitrião Orlando Amorim Caldeira, o Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, o Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter, o Presidente do CISAP e Prefeito de Casa Grande Luiz Otávio, o Deputado Estadual Alencar da Silveira e o Vereador Márcio Antônio de Oliveira Júnior representando a Câmara Municipal de Itabirito.

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos deu início a sua fala demonstrando bastante satisfação em presidir uma assembleia tão importante para o desenvolvimento regional e para o município de Itabirito, que estará completando 100 anos na próxima quinta-feira, 07/09. Além disso falou sobre as obras necessárias na MG 030 e na BR 040.

O Prefeito anfitrião Orlando Caldeira complementou a fala do Presidente, frisando a importância da duplicação da BR 040 e das melhorias que precisam ser feitas, além da necessidade de tirar as carretas visando maior segurança para os motoristas. Também falou sobre a realidade do Parque Agropecuário de Itabirito, que já deram início às obras.

O Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus enfatizou a importância do associativismo como um pilar essencial para o fortalecimento da região do Alto Paraopeba, contando com o apoio de todos os prefeitos, autoridades e empresários. Além disso, destacou a relevância da implantação do aeródromo Bandeirinhas não apenas para a cidade de Lafaiete, mas para toda a região. Ele ressaltou que somente com a união das diversas cidades envolvidas será possível efetivamente concretizar esse projeto que tem potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e facilitar o acesso à região. E assumiu o compromisso de junto aos outros gestores, contribuir na busca de soluções para a BR-040, anunciando que Lafaiete irá dar início às obras da trincheira do bairro Paulo VI.

O Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter parabenizou Itabirito pelo seu centenário e apresentou alguns serviços realizados pelo consórcio, com destaque no Curral Regional.

O Presidente do CISAP e Prefeito de Casa Grande Luiz Otávio apresentou os serviços do consórcio juntamente com a Secretária Executiva Aline e a conquista da sede própria.

Foi realizado o lançamento do selo e carimbo personalizados alusivos aos 100 anos de Itabirito, momento este que contou, com diversas homenagens ao município. Também foram realizadas palestras de suma importância para os Prefeitos e servidores municipais, sobre transformação digital, cidades excelentes e gestão pública, além da apresentação do projeto CODAP sem papel.

Estiveram presentes os Prefeitos de Caranaíba Fábio Henriques Dutra, representado pelo Secretário de Governo Ricardo Drum, de Casa Grande Luiz Otávio, de Congonhas Cláudio Antônio de Souza, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, de Cristiano Otoni Carlos Roberto de Rezende, de Entre Rios de Minas José Walter Resende de Aguiar, de Itabirito Orlando Amorim Caldeira, de Lamim Mirene das Graças Silva, de Ouro Branco Hélio Márcio Campos, de Queluzito Danilo Rodrigues de Albuquerque, de Santana dos Montes Avanilson Alves de Oliveira, de Nova Lima João Marcelo representado pelo Secretário Henrique Aparecido e de Barra Longa Fernando Magalhães representado pelo Antônio Alcides.

Estiveram presentes os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio Reis Carvalho, de Itabirito Elio da Mata Santos, de Lamim Geraldo Xavier, de Ouro Branco Celso Roberto Vaz, de Queluzito Joaquim Pereira de Souza e de Santana dos Montes Aloisio Viana da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *