Comemoração do aniversário de 42 anos da AMALPA

Entrevista com o Marcus Antônio Lopes Tinoco, Engenheiro da AMALPA há 32 anos.

A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba está comemorando 42 anos e tem muito orgulho dos serviços prestados e dos seus servidores, colaboradores da associação. E hoje estamos com o Engenheiro Marcus Tinoco, para falar sobre a importância da AMALPA para nossa região:

Em termos de importância, a AMALPA, eu vejo como uma entidade preponderante para o desenvolvimento das cidades do entorno de Conselheiro Lafaiete, cidade polo da região do Alto Paraopeba. Estou como engenheiro da associação há 32 anos de serviços prestados. Foi uma excelente ideia, ter criado uma entidade que atendesse as demandas dos municípios, assim como ainda é hoje. Naquela época, era muito difícil o governo central atender a todas as prefeituras nas suas necessidades, então ao mesmo tempo que descentralizou a relação das cidades com o governo estadual também criou aquela condição de Conselheiro Lafaiete como cidade pólo da região. A ideia era manter uma equipe de engenharia, topografia e máquinas rodoviárias na sede da associação e que conforme a demanda, prestariam serviços nas demais cidades, aquelas que não teriam condições de manter um corpo técnico deste nível. Foi através da ideia do associativismo que a AMALPA foi criada, onde pela união de grandes e pequenos, todos se ajudam, todos desenvolvem.

E eu, na condição de engenheiro, com boa prática também na área de arquitetura, participo no desenvolvimento de projetos tanto na área de saúde, educação, infraestrutura e urbanismo. Aqui elaboramos projetos de UBS, escolas, pavimentação, pontes, captação e distribuição de água, esgotamento sanitário, entre outros.

Eu queria que você falasse qual a sensação, o prazer de ver um projeto depois, sendo executado pelo prefeito na área da saúde, da educação. A sensação de ter vários projetos prontos aqui na região e que foram projetos de sua autoria:

O que a gente sente é orgulho. Quando visitamos uma cidade e ver ou até mesmo lembrar que aquela obra surgiu de um projeto nosso, é muito gratificante.

Você poderia estar colocando qual a importância da AMALPA na vida de um município:

Apesar de hoje haver uma grande oferta de profissionais (engenheiros e arquitetos) na região, vemos que a ação da AMALPA junto às Prefeituras, se torna cada vez mais forte, visto que a experiência adquirida ao longo deste tempo, por nosso departamento técnico, faz com que elaboremos projetos cada vez mais com planejamento e gestão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *