Inauguração do Laboratório de Análise de Água e Solo

No dia 29/10, a AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba representada pelo Presidente Célio Pereira de Souza e pelo Secretário Executivo Claudionei Nunes inauguraram o Laboratório de Análise de Água e Solo no CES-CL – Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete.

Em abril deste ano, foi assinado um convênio onde firmava a parceria entre a faculdade e a associação. Já foram ministrados vários cursos de capacitação ao longo do ano e agora, com o financiamento da AMALPA, o laboratório da faculdade adquiriu vários equipamentos novos a fim de tratar a água e o solo dos municípios filiados.

O Coordenador do Curso de Engenharia Química e Professor Rodrigo Tavares, explicou detalhadamente o funcionamento dos novos equipamentos dando inclusive, uma demonstração da análise de água: “Foi muito importante essa parceria, uma vez que diversos esforços foram realizados tanto pela AMALPA quanto pelo CES, através do Diretor Túlio, de nós oferecermos alguns serviços. Então hoje, estamos oferecendo análise de turbidez, PH, coliformes totais e fecais, além de outras características que indicam a potabilidade da água. Então todos os prefeitos que tiverem interesse, deverão procurar a AMALPA com as demandas, para que isso seja passado para nós para realizarmos os serviços.”

A Presidente da empresa júnior INOTEQ Joyce Fabiana, que é aluna do 6º período de Engenharia Química, apresentou a empresa que desenvolve diversos produtos, entre eles o sabonete através de óleos de descarte (usados) e cinzas, bebidas alcoólicas como cerveja e cachaça, refrigerantes. A INOTEQ – Inovação e Tecnoloia em Engenharia Química, é uma empresa júnior de consultoria, projetos e inovação tecnológica na qual atuamos principalmente na área de Engenharia Química. A gestão de toda a empresa é realizada pelos alunos de graduação do curso de Engenharia Química do CES-CL que contam com o auxilio dos professores para realização dos projetos e serviços, prezando sempre a excelência e qualidade.

O Presidente da AMALPA Célio e o Diretor do CES-CL Túlio Melo, mostraram bastante satisfação com o projeto e sugeriram o desenvolvimento de produtos químicos, como os sabonetes, para atender os municípios com produtos de qualidade, sustentáveis e de baixo custo.

Estiveram presentes o Deputado Estadual Glaycon Franco, os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Moeda Leonardo Moura e de Ouro Branco Hélio Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.