No dia 27/10, foi realizada a reunião da AMALPA na cidade de Casa Grande, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Prefeito anfitrião Luiz Otávio Gonçalves acompanhado do seu Vice-Prefeito Reinaldo Alimateia da Silva, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Gerente de Negócios do Setor Público e Diretor de Negócios do BDMG Francisco Fredson, o Diretor Técnico do ELFARE Soluções Técnicas Renato Rodrigues e Chaves e o Tenente Coronel do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais Sérgio Henrique Cardoso.
A reunião teve início com o Hino Nacional, seguido do Hino de Casa Grande cantado pela Sra. Sônia Amaral. Seguida da apresentação de Folia de Reis e de São Sebastião.
O Prefeito Mário Marcus deu início à reunião cumprimentando e agradecendo à presença de todos. Passando para o Prefeito Luiz Otávio que também fez suas considerações.
O Dr. Francisco Fredson deu início as palestras, falando sobre o BDMG que trabalha diretamente para às prefeituras, tal como um setor direcionado para as pequenas empresas. Devido a dificuldade de recursos, o banco oferece financiamentos de maneira mais fácil e eficaz. O BMDG libera recursos para saneamento básico, pavimentação, drenagem urbana, mobilidade urbana, entre outros. Além proporcionar esses valores em momentos de dificuldade, proporciona empregos e melhorias para as cidades. O financiamento funciona nas seguintes etapas:
- Lançamento do edital;
- Enquadramento e assessoria técnica;
- STN (Secretaria do Tesouro Nacional);
- Aprovação do crédito e contratação;
- Liberação e acompanhamento.
Já o Diretor Técnico da ELFARE, Renato Rodrigues e Chaves que é Técnico em Estradas, Engenheiro Agrimensor e Engenheiro de Segurança do Trabalho, iniciou sua palestra falando dos deveres do poder público, entre eles especificou que “trânsito seguro é direito de todos e dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de trânsito. Os três pilares do trânsito são: 1) Educação; 2) Sinalização e 3) Fiscalização. Também falou sobre a preocupação que devemos ter com a violência do trânsito, que constantemente é responsável por mortes e sequelas. Os administradores públicos devem dedicar mais a segurança, não só da capital, mas de toda a região metropolitana. Abordou sobre o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.
O Deputado Glaycon Franco, iniciou sensibilizando em relação a chuva na cidade de Congonhas, solicitando a ajuda dos presentes. Aproveitou sua palavra para falar do Fórum Regional das Vertentes, que será no dia 23/11, às 9h, na Escola Estadual Narciso de Queiroz, da qual o Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel confirmou presença. Sugeriu que os prefeitos façam uma reunião antes, para que leve para o Governador as demandas da região, tal como o Hospital Regional. Além de falar, que no dia 08/11 terá na Assembleia de Minas, o fórum para tratar do artesanato com as melhorias juntamente com a comissão de cultura.
Estiveram presentes os Prefeitos de Ouro Branco Hélio Márcio Campos representado pelo seu Vice-Prefeito Celso Roberto Vaz, de Senhora de Oliveira Ricardo Silvino Rodrigues Milagres, de Caranaíba Marcos Bellavinha, o Prefeito de Cristiano Otoni José Élcio de Rezende representado pelo seu Vice-Prefeito Márcio José, o Prefeito de Moeda Leonardo Augusto Moura Braga, o Prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro representado por seu Assessor Nivaldo Dutra, o Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito de Santana dos Montes Antônio Alves Nogueira Filho e o Prefeito de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro de Souza.
Os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Dr. Marco Antônio Reis de Carvalho, de Moeda Divino Pedro da Silva e de São Brás do Suaçuí Paulo Luciano Maia.
Os Presidentes de Câmara de Entre Rios de Minas Frankin William Ribeiro Soares, de Queluzito Sebastião João de Melo e o de Rio Espera Fernando Pinto da Silveira.
As Primeiras Damas de Casa Grande Mônica Maria, de Conselheiro Lafaiete Misângela Montes e de Santana dos Montes Disleia de Fátima.
Os Vereador de Casa Grande Claudinei Vicente, Maurilo Paulino, Andréia Guilhermina, Fábio Júnior e Tiago Arcênio, de Caranaíba Ademir Fernandes e Humberto de Souza, de Conselheiro Lafaiete Carlos Aparecido, Francisco Paulo e João Paulo Fernandes, de Ouro Branco Reinaldo Nolasco e Carlos Roberto, de Queluzito Gilberto Bruno, Marcelo Pereira, Neusa Rodrigues e Sebastião Astrogildo, de Rio Espera Marco Antônio, Adelmo da Rocha, Natália Milagres, Aparecida Auxiliadora, José Carlos, Roberto Rodrigues e Maria Irani e de Senhora de Oliveira Júlio César.