238ª Assembleia Ordinária da AMALPA na cidade de Congonhas

No dia 20/07, foi realizada a reunião da AMALPA na cidade de Congonhas. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito anfitrião José de Freitas Cordeiro, o Senador da República Antônio Augusto Anastasia, o Deputado Estadual João Vitor Xavier, o Deputado Estadual Dilzon Melo, o Presidente da Câmara de Congonhas Adivar Geraldo Barbosa, o Ex-Presidente da ALMG Dinis Pinheiro, o Jornalista Carlos Viana, o Prefeito de São Tiago Denilson Silva Reis e a Engenheira Civil Juliana Mascarenhas Guedes.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes deu início a reunião e executou o Hino Nacional.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira cumprimentou a todos os presentes e deu ênfase na importância da presença do Senador na Assembleia: “Nós mineiros, nós prefeitos, estamos passando muitas dificuldades econômicas. Mas vamos enfrentar juntos essa batalha em prol de um estado melhor e mais justo, hoje as grandes responsabilidades estão com os municípios principalmente na área da saúde, da educação com a falta de repasses, hoje podemos aqui buscar respostas e soluções para todas as cidades da AMALPA.”

O Prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro agradeceu a todos pela presença e mostrou a satisfação de estar sediando mais uma vez a reunião da AMALPA: “Hoje precisamos buscar soluções para mudar essa situação que estamos vivendo, Congonhas está com cerca de 5.000 desempregados, a crise econômica atrapalha o governo e atinge principalmente os cidadãos. A associação vem trazer a união e a base para solucionar as demandas junto ao Governo”

O Prefeito de São Tiago Denilson Silva Reis, abordou sobre a importância para os municípios dos Caminhos de São Tiago: “É um projeto turístico da região, uma iniciativa, para fazer com que as nossas cidades tenham mais desenvolvimento e mais qualidade de vida. Nós queremos sim, um dos maiores projetos de caminho de fé, ecológico, turístico e cultural do estado de Minas Gerais, o caminho terá inicio na cidade de Ouro Preto, seguindo por Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, terminando em São Tiago.”

O Senador Antônio Anastasia, trouxe a preocupação em relação à falta de repasses e a grande crise econômica que o Brasil tem enfrentado, além de abordar sobre a importância da AMALPA para os municípios que a compõe: “Eu cada dia sei mais, depois de tantos anos de vida pública, que a execução dos serviços públicos se faz de maneira muito mais rápida, econômica e eficiente no âmbito municipal do que na esfera estadual e federal. E é por isso que os municípios precisam se unir, se fortalecer cada vez mais. O associativismo que aqui temos numa reunião de uma associação microrregional de municípios, é algo a se aplaudir.”

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, cumprimentou a todos presentes e demonstrou satisfação em participar de mais uma Assembleia: “Realmente me sinto muito feliz de ver a AMALPA cada vez mais forte e consolidada, com uma presença cada vez maior de prefeitos fortalecendo nossa microrregião do Alto Paraopeba. Indo além, fizemos duas assembleias históricas, juntamente com a AMMA e a AMVER, debatendo importantes assuntos e demonstrando o fortalecimento de todos os municípios.”

O Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, “O importante aqui hoje é que não estamos sozinhos. Antes nós nos sentíamos assim, recebendo demandas dos nossos munícipes e sem ter a quem recorrer. Hoje todos os municípios da AMALPA estão com falta de repasses, tendo uma divida do Estado com as cidades e sem ter o que fazer. Eu consigo ver hoje uma esperança, com a presença do Senador aqui, onde levará nossas demandas e trará as soluções.”

A Engenheira Civil Juliana Mascarenhas, apresentou uma proposta de Solução Funerária, onde mostrou inicialmente a superlotação nos cemitérios e as situações críticas que se encontram os túmulos, atraindo animais e consequentemente doenças para os que moram nas redondezas. A proposta é o Eco no-Leak, que é uma solução biossegura, sendo um cemitério vertical que possui as características similares ao granito convencional, feito de garrafas pets, sendo ecológico e menor custo. O objetivo é resolver o problema da falta de espaço, mantendo sempre em foco a preservação do meio ambiente e respeito no tratamento dos falecidos.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira aproveitou a oportunidade para abordar sobre os novos serviços trazidos pela associação, onde apresentou o representante da Defesa Civil, o representante de Convênios que auxiliará os prefeitos com as documentações e o ICMS Esportivo, que será explanado com mais detalhes na próxima reunião da AMALPA.

O Engenheiro Crispim Ribeiro “Na última reunião, nós tivemos a oportunidade de abordar a lei 13.448, de 05 de junho de 2017, que trata da relicitação das obras da BR 040. Nós precisávamos da regulamentação dessa lei para abrir então o processo licitatório para o inicio dessas obras e foi informado recentemente, que o decreto dessa regulamentação deve ser postado nos próximos dias.”

Estiveram presentes os Prefeitos, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Casa Grande Luiz Otávio, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Cristiano Otoni José Élcio, de Entre Rios de Minas José Walter, de Jeceaba Fábio Vasconcelos, de Ouro Branco Hélio Campos, de Santana dos Montes Antônio Alves representado pelo Chefe de Gabinete Djalma Dionízio, de Rio Espera Lucio Marcos e de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro.

Os Vice-Prefeitos, de Conselheiro Lafaiete Dr. Marco Antônio, de Cristiano Otoni Márcio José, de Entre Rios de Minas Paulino Pena, de Jeceaba José Donizete, de Ouro Branco Celso Roberto, de Queluzito Leilane Paula e de São Brás do Suaçuí Paulo Luciano.

Os Presidentes da Câmara, de Conselheiro Lafaiete Darcy José representado pelo vereador João Paulo, de Entre Rios de Minas Frankin William e de Ouro Branco Carlos Roberto Pereira.

Os Vereadores, de Casa Grande Maurilo Paulino e Andréia Guilhermina, de Congonhas Délcio Geraldo, Igor Jonas e Eduardo Cordeiro, de Entre Rios de Minas Levi da Costa e Anésio da Costa, de Ouro Branco Carlos Roberto e Reinaldo Nolasco, de Queluzito Gilberto Bruno, Jadir Lúcio, Neusa Rodrigues, Sebastião Moraes e Sebastião Melo, de Rio Espera Natália Milagres, Aparecida Auxiliadora, Roberto Rodrigues, Marco Antônio, José Carlos e Maria Irani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *