Lideranças políticas trabalham para o desenvolvimento regional na 235ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Implantação da Termoelétrica em Queluzito

No dia 02/03, foi realizada a reunião da AMALPA na cidade de Queluzito, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito anfitrião Célio Pereira de Souza, acompanhado de sua Vice-Prefeita Leilane Paula Ramalho, o Deputado Federal Reginaldo Lopes, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Comandante da 13ª RPM do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais Coronel Jesus Milagres, a Delegada Regional de Conselheiro Lafaiete Dra. Patrícia Bianchete, o Major Gleidison Bruno Pirâmo da Silva representando o Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, o Presidente da Câmara de Queluzito Joselito Braga representado pelo Vice-Presidente da mesma Gilberto Bruno Pinto.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes, cumprimentou a todas as autoridades e iniciou o Hino Nacional, seguido das apresentações de Ballet e de Violão/Voz organizados pela Prefeitura Municipal de Queluzito.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira, cumprimentou a todos e ressaltou a importância das palestras que seriam apresentadas sobre a segurança, uma obra conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, sobre geração de empregos e renda. “As Assembleias da AMALPA são de extrema importância, foi através delas que consegui trazer melhoras para a cidade de Queluzito. Posso citar o exemplo de uma Assembleia que levou um representante da BDMG, onde consegui recursos para reestruturar o abastecimento de água do município e construir uma ETA para melhorar a qualidade da água que atende toda a população da cidade”.

O Comandante Coronel Jesus Milagres, abordou sobre o seu trabalho nos 61 municípios. Hoje é necessário o interesse da população em participar de debates sobre a segurança pública, onde as pessoas passarão a entender a importância de denunciar os crimes, atualmente de homicídios e estupros 50% não denunciam, é um número muito alto que deixa todos em uma situação muito complexa. “Bandido bom, não é bandido morto. Bandido bom, é bandido preso, para que possa ser corrigido. Até o pior criminoso, merece ter vida”. A região do Alto Paraopeba teve uma diminuição considerável nos índices de crime, onde as cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco apresentaram 25%, 27% e 53% de redução, respectivamente.

A Delegada Patrícia, tratou do trabalho em conjunto com a Polícia Militar o que acaba gerando um resultado excelente, conseguindo diminuir o índice de criminalidade. E também agradeceu ao Deputado Estadual Glaycon Franco que através de uma emenda conseguiu uma viatura para a Delegacia.

O Deputado Federal Reginaldo Lopes, falou sobre como a maioria dos políticos e populares não debatem segurança pública, dando ênfase ao que o Comandante tratou. “Não se trata da polícia e da segurança, todo o sistema penal está falho. Fazendo com que as pessoas tenham uma falsa sensação de que o crime compensa”. É necessário que mudem as leis, para que o serviço da PM comece a ter um funcionamento melhor. Falou também da importante conquista para a região do Alto Paraopeba e do Vale do Piranga que é o projeto para a implantação de uma usina termoelétrica no município de Queluzito, explicou que essa indústria irá trazer benefícios econômicos para toda região com geração de empregos e renda e frisou a necessidade da CEMIG de estar implantando novas fontes de geração de energia para atender a demanda regional e estadual. “A escolha do município de Queluzito é uma escolha técnica devido ao gasoduto da Petrobrás, GASBEL I e GASBEL II sendo o gasoduto GASBEL II para exatamente no município com uma capacidade e volume de aproximadamente 3,5 milhões de m³ de gás, que é o combustível necessário para o funcionamento de uma Termoelétrica.”

A Representante do IFMG Priscila, convidado para o primeiro Congresso de Desenvolvimento Regional do Alto Paraopeba que acontecerá entre 3 e 5 de abril, o encontro tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica às instituições públicas e privadas no que diz respeito ao desenvolvimento regional da região. Além disso, vai reunir especialistas, discutir tendências, tecnologias e experiências vividas no Brasil e em outros países.

O Deputado Estadual Glaycon Franco explicou melhor sobre a viatura disponibilizada para a Delegacia, sobre o SIM Regional que agora conta com o apoio do SEBRAE-MG e sobre a liberação do Consórcio do Licenciamento Ambiental Regional. E falou sobre o trabalho conjunto com o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, destacando a importante conquista da Usina Termoelétrica em Queluzito e que o Presidente da GASMIG se prontificou e deu parecer favorável para implantação e instalação da mesma devido a disponibilidade do gás no município e que não medirá esforços para a realização desse projeto que é de extrema importância para Queluzito, Conselheiro Lafaiete e região.

Como de costume, o Prefeito de Conselheiro Lafaiete e ex-presidente da AMALPA, Mário Marcos, marcou presença na assembleia e reafirmou seu compromisso com as instituições públicas de segurança. “As polícias civil e militar são valorosas forças que garantem a ordem nos nossos municípios. Enquanto prefeito darei total apoio para estas instituições. Temos visto o resultado das ações nas ruas de Conselheiro Lafaiete e seremos parceiros incondicionais na luta contra a violência” e parabenizou o Prefeito Celinho pelo inicio dos trabalhos a frente da AMALPA e também pela conquista da Usina Termoelétrica para Queluzito que será muito importante para Conselheiro Lafaiete, se colocando a disposição para o que for necessário para a realização deste grande projeto.  Destacou também o projeto da estrada União Industria que liga o bairro do Amaro Ribeiro à estrada LMG 844 de Queluzito, está em fase de conclusão e essa estrada será muito importante para Conselheiro Lafaiete, Queluzito e Casa Grande.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira de Souza concluiu agradecendo a participação de todos e principalmente, aos Deputados Reginaldo Lopes e Glaycon Franco pelo apoio e empenho de realizar um sonho para Queluzito e região com a implantação da Usina Termoelétrica no município, destacou a presteza dos Deputados com ações diretas para trazer essa importante conquista para nossa região. Agradeceu também ao Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus pela confiança e o apoio nos trabalhos da associação nesse inicio de mandado a frente da AMALPA.

A próxima Assembleia, será na cidade de Moeda à convite do Prefeito Leonardo Moura no dia 06 de abril.

Estiveram presentes os Prefeitos, de Casa Grande Luiz Otávio Gonçalves, de Moeda Leonardo Augusto Moura, de Ouro Branco Hélio Márcio Campos representado por seu vice Celso Roberto, de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro de Souza, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus Leão Dutra, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Cristiano Otoni José Élcio de Rezende representado por seu vice Márcio José de Rezende, de Rio Espera Lucio Marcos da Silveira, de Brás Pires Itamar Cabral de Miranda.

Os Vice-Prefeitos, de Casa Grande Reinaldo Alimateia da Silva, de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio Reis Carvalho, de Moeda Divino Pedro da Silva, de São Brás do Suaçuí Paulo Luciano Maia, de Rio Espera Djalma Santos Moreira.

Os Presidentes de Câmara, de Itaverava Clea Aparecida Rodrigues, de Ouro Branco Carlos Roberto Pereira.

As Primeiras Damas, de Queluzito Silmara Cristina de Souza, de Casa Grande Mônica Maria Gonçalves, de Rio Espera Elisângela Bandeira.

Os Vereadores, de Casa Grande Claudinei Vicente da Rocha e Maurilo Paulino, de Ouro Branco Carlos Roberto Rodrigues, de São Brás do Suaçuí Fábio César da Silva, de Moeda Otacílio Alves Moreira, de Queluzito Alzira Aparecida de Paula, Jadir Lúcio Peixoto, Marcelo Pereira de Souza, Michel Francklin Souza Pereira Costa, Neusa Rodrigues da Silva, Sebastião Astrogildo de Moraes e Sebastião João Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.