249ª Assembleia Ordinária da AMALPA em Queluzito

No dia 25/03, foi realizado no município de Queluzito à 249ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza, o Prefeito anfitrião Danilo Rodrigues de Albuquerque acompanhado de seu Vice-Prefeito Joaquim Pereira de Souza, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Vice-Presidente da AMM e Prefeito de Coronel Fabriciano Marcos Vinícius da Silva, a Primeira Dama de Queluzito Vanessa de Souza Ferreira Albuquerque e o Gerente da ABCP-MG Geraldo Lincoln Raydan.

O Presidente da AMALPA Cláudio Antônio de Souza deu início à assembleia frisando a importância das reuniões da associação, se colocando à disposição para sempre contribuir com o desenvolvimento econômico e social de toda região, que só é possível através do associativismo com a união dos prefeitos.

O Prefeito anfitrião Danilo Albuquerque agradeceu a presença de todos e antes de dar início, convidou a todos a fazer uma oração em agradecimento à volta das reuniões presenciais e a volta gradual da rotina após a pandemia e explanou sobre as importantes palestras que são de suma importância para os municípios, em sequência, passou a fala para a Secretária Municipal de Agricultura Bianca Albuquerque que fez uma apresentação do Projeto Queluzito para o Futuro, onde foram apresentadas as obras e fatos que já ocorreram e que ainda estão em andamento, como, a aquisição de pá carregadeira, caminhão pipa e caminhão truck,  caminhonetes e três carros todos com recursos próprios, reformas e ampliações nas escolas, farmácia de minas e UBS, construção de casas populares, implantação da Usina Termoelétrica, auxílio emergencial municipal para as famílias em vulnerabilidade, transporte gratuito para os moradores das localidades rurais e a doação de tablets e notebooks para alunos e professores com pacote de internet incluso, entre outros.

O Vice-Presidente da AMM e Prefeito de Coronel Fabriciano Marcos Vinícius da Silva falou da importância do municipalismo e da organização do município em apresentar os projetos para os deputados afim da captação de recursos para realização dos mesmos, investindo em melhorias municipais.

O Deputado Estadual Glaycon Franco deu inicio a sua fala parabenizando os temas das palestras que são relevantes assuntos para os municípios como urbanismo e acessibilidade, e comentou sobre a situação da BR 040, principal via de ligação entre os municípios da região e lamentou que a Via do Minério não tenha de fato sido implantada, destacando que salvaria muitas vidas.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes agradeceu a presença de todos e ressaltou os serviços prestados pela AMALPA em trabalho conjunto com o Presidente Cláudio Antônio que busca uma associação mais moderna, atendendo sempre as demandas com êxito.

O Gerente Geraldo Lincoln Raydan apresentou o projeto da aplicação tecnológica do concreto urbano em pavimentação e áreas públicas, que atualmente, é em sua maioria asfalto. Foram feitas várias pesquisas em laboratórios com referencia internacional, onde o concreto tem maior durabilidade, segurança, sustentabilidade, além da viabilidade técnica e econômica. Citou algumas técnicas, onde o concreto não oxida com o tempo, durando mais por ser mais rígido, não formando buracos e técnicas de texturização que não evitam por exemplo, a aquaplanagem, grande causadora de acidentes, trazendo mais segurança para as estradas.

A Mestra profissional em Patrimônio, Paisagem e Cidadania pela UFV Ana Paula Arruda Fonseca fez uma palestra de suma importância sobre Urbanismo e Cidadania, frisando a acessibilidade aos portadores de deficiência, a importância da integração e inclusão nos meios de transporte e nas vias públicas. Onde para a mobilidade urbana, a preferência deveria ser o transporte coletivo, bicicletas ou pedestre, visando a diminuição de muitos veículos nas vias públicas.

A Consultora de Projetos Elaine Coelho e o Consultor de Defesa Civil Ademir Inácio fizeram a apresentação do Núcleo de Apoio à Defesa Civil Integradas, um projeto idealizado pelo Presidente da AMALPA Cláudio Antônio de Souza, que consiste no auxílio que a associação prestaria às Defesas Civis Municipais com a criação de um armazém de suprimentos. O intuito seria utilizar os equipamentos em situações de emergências, para não ficar aguardando o prazo de 24-48 horas até chegar os suprimentos necessários para atender demandas de urgência. Com o armazém, a população afetada seria atendida em até 2 horas, visando o suporte aos municípios com agilidade.

O Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos aproveitou a oportunidade para agradecer ao Deputado Estadual Glaycon Franco, que através de emenda parlamentar, conseguiu R$800 mil destinado à área da saúde, em específico ao CISRU que atendem 51 municípios da região, adquirindo 4 UTI’s móvel, sendo uma delas, destinada exclusivamente ao neonatal.

Estiveram presentes os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Entre Rios de Minas José Walter, de Ouro Branco Hélio Campos, de Senhora de Oliveira José Aureliano representado pelo Ex-Prefeito e Secretário de Cultura Ricardo Milagres.

Estiveram presentes os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio e de Ouro Branco Celso Roberto Vaz.

Estiveram presentes os Vereadores de Casa Grande Claudinei Vicente, de Conselheiro Lafaiete Oswaldo Alves, Damires Rinarlly, Erivelton Martins, João Paulo Fernandes e Angelino Cláudio, de Lamim Francisco Nogueira, de Queluzito Lidiane Veira, Edson Amaro, Gelvani Ramalho, Neusa Rodrigues e Luciano Amaro.

Estiveram presentes as Primeiras Damas de Congonhas Libertad Lamarque e de Cristiano Otoni Veronice Sandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.