Parceria entre AMALPA e Prefeitura Municipal de Congonhas

A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba através do Presidente Cláudio Antônio Souza e do Secretário Executivo Claudionei Nunes, em parcerias com às prefeituras municipais vem prestando diversos serviços voltados ao bem estar da população.

Dentre eles, a capacitação dos servidores municipais de Congonhas em Primeiros Socorros e Combate ao Incêndio através de treinamentos coordenados pelo Consultor de Defesa Civil da AMALPA Ademir Inácio e ministrados por bombeiros civis.

A formação conta com apresentação e simulação de casos do cotidiano. O conteúdo programático aborda diversos temas, como:

*Primeiros Socorros: avaliação inicial (cenário, mecanismo de lesão e número de vítimas); vias aéreas; reanimação cardiopulmonar; desfibrilação; estado de choque; hemorragias; fraturas; ferimentos; queimaduras; emergências clinicas; movimentação, remoção e transporte de vítimas.

*Prevenção e Combate a Incêndio: teoria e propagação do fogo; responsabilidade do brigadista; classes de incêndio e devidas técnicas de prevenção; estudo de equipamentos e ensino do uso dos mesmos, sendo, os de proteção individual, combate a incêndio (extintores, hidrantes, mangueiras) e de detecção (alarmes, placas de emergência e comunicações); riscos específicos e psicologia em emergências.

O objetivo é capacitar os servidores públicos para que estejam preparados em casos de emergências cotidianas, tendo alguém capacitado e instruído para solucionar ou amenizar o problema até que o socorro especializado, com profissional qualificado, chegue ao local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *